quarta-feira, 10 de março de 2010

MULHER todos os dias são seus

Mulher que Vibra, que Sorri, que Chora, que Ama, que Trabalha, de Mil faces, enlaces, jornadas, Sempre Guerreia, Sempre Mulher!

Irmã Dulce: Desde os treze anos ajudando mendigos, enfermos e desvalidos. Lutou a vida inteira por um mundo melhor. Cuidou de pessoas doentes, transformou o galinheiro do convento num albergue para pobres. Construiu farmácia, posto de saúde e uma cooperativa de consumo. Fundou o Círculo Operário da Bahia, que além de escola de ofícios, proporcionava atividades culturais e recreativas. Quase não comia e não dormia.

Chiquinha Gonzaga: Ousada compositora, maestrina e abolicionista, também levantou bem alto a bandeira do direito autoral. Era a única mulher entre os 21 fundadores, em 1917, da SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais). Compôs sucessos como a polca (gênero da época) "Atraente" e "Ô Abre Alas", primeira música feita especialmente para o Carnaval. Escreveu também peças de teatro inéditas como Festa de São João, A filha do Guedes. Outra grande audácia de Chiquinha foi a introdução da música popular brasileira nos salões de elite.

Maria, Ana, Letícia, Célia, Mariza, Patrícia, Joana, Rita, Lucia, Carla, Bernadete, Silvia, Kátia, Deuza,...

Faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional e mulher, entre muitas delas também é Mãe da Mãe e dos Filhos. Todos os dias tem várias jornadas de trabalho, vai ao supermercado, a farmácia, decide o cardápio das refeições, providencia os consertos domésticos, participa de eventos e reuniões ligados à profissão e ainda faz escova, as unhas, depilação,...

Mulheres, que fazem o mundo girar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário